segunda-feira, 10 de outubro de 2016

AGEU e a DEFINIÇÃO das PRIORIDADES

O Profeta AGEU



Diariamente somos atacados por um conjunto de coisas que querem minar nossas prioridades com DEUS,E é mais ou menos assim: faça isso, esteja lá, termine isso, você já viu e já fez isso! Você já pagou isso, já buscasse isso,já falasse isso e aquilo outro como fica? É mais ou menos, assim o dia a dia de todos os seres humanos.

Vivemos em uma corrida alucinada de ladeira a baixo, sem ter como parar e sem ter como controlar, o volante dela.( E a nossa vida vai passando em uma velocidade exponencial)

E  a cada instante, a cada segundo surgi um problema novo, e nessa  corrida sem fim, as vezes esquecemos o que é mais importante.

1-   As vezes os nossos problemas não é falta de controle sobre as agendas
2-   As vezes não é a quantidade de agendas para resolver
3-   As vezes não é a falta de prioridades sobre as agendas do dia a dia

Os nossos maiores problemas são: a falta de capacidade para estabelecer as prioridades e a falta de capacidade para definir , os valores mais necessários para que eu possa gastar:

1-   O meu tempo
2-   O meu dinheiro
3-   A minha força
4-   O meu talento
5- A minha vida

E o que é muito pior; frequentemente dizemos que: É DEUS quem ocupa o nosso primeiro lugar em nossa vida, mas nossas ações desmentem as nossas palavras.

 E diuturnamente REMETEMOS NOSSO DEUS a uma posição MENOS IMPORTANTE em nossas agendas a listas de primazias.( E isso é fato)

Mas o profeta AGEU

Ageu=Festivo foi um dos profetas pós-exílicos-também foi um contemporâneo do Profeta Zacarias.

Ageu foi um profeta que tinha as indeléveis características de um bom pastor.

Ageu também foi um aguerrido encorajador em que, cujas palavras estavam em sintonia com:
1-   A mente e o coração de DEUS
2-   O coração do povo.

Ageu foi um insurgente mensageiro do senhor com uma poderosa mensagem do seu DEUS levando uma palavra de altruísmo que conseguisse tangenciar o coração de um grupo de pessoas desanimadas e sem a solidez necessária para exercitar uma mente congruente com a mente de DEUS.

O ministério do profeta Ageu cobriu um período de um pouco menos de apenas Quatro meses, que foi durante o segundo Reinado, do Rei Dário, que governou a Pérsia de 522 a 486 a/c. (36 anos).

A história escrita no livro de Esdra sobre o povo Judeus ,nos conta que depois de quase 60 anos de cativeiro babilônico.

Porque em 586 a/c- Nabucodonosor destruiu o templo e a cidade de Jerusalém e levou o povo cativo para Babilônia.

Mas em 538 a/c- O Rei Ciro permite a volta do povo para reconstruir o templo e a cidade.

 O rei Ciro II, da pérsia, ele publica um edito no qual estava escrito que todos os Judeus que quisessem, pudessem  e desejassem, poderiam voltar para Jerusalém (sua pátria).

Mas isso era “com o fim de reconstruir o TEMPLO E A CIDADE”, E um grupo de mais ou menos 50.000 pessoas volta nessa primeira leva para Jerusalém.

E a Bíblia nos mostra que em 538 a/c. sob a liderança de ZOROBABEL a Reconstrução do TEMPLO é iniciada, mas as oposições de alguns habitantes NÃO JUDEUS, conseguem desencorajar o povo e assim A OBRA DE RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO , com menos de um mês, é interrompida.

Mas Quem eram esses habitantes não judeus?

Eram três homens: Sambalate, o horonita- Tobias, o amonita, e Gesém, o arábico (Neemias 2.19).

Sambalate era da cidade de Horonaim, em Moabe. Era descendente, pois, de Moabe, gerado por Ló a partir de uma relação incestuosa com sua filha mais velha.

Tobias, por sua vez, era amonita, descendente de Ben-Ami, também gerado por Ló a partir também do incesto com sua filha mais nova.

É bom lembrar Também, que Ló era “sobrinho de Abraão”, pai da nação do povo de Israel.

 Portanto, os Moabitas e Amonitas eram primos dos judeus.

Gesém era um morador do deserto
habitado por diversas tribos sem uma definição genealógica definida. Por isso, eram chamados de arábicos, que significa “misturado”.

Observe que Satanás usou essa confederação diabólica, para desestimular o povo que através da revelação que DEUS deu ao Rei CIRO que foi para: reconstruir O TEMPLO E A CIDADE de Jerusalém.

Mas Observe que satanás usou dois primos, “quase irmãos”, e um “misturado”.

Segundo a mesma passagem da Escritura, as armas usadas também foram três:

1-a zombaria,
2-o desprezo
3- e a calúnia.

E essas três armas tiveram êxito por um bom tempo.

Ao que DEUS REAGE e levanta, os ministérios proféticos de Zacarias e Ageu que chamam o povo para as suas responsabilidades e assim finalmente 16 anos depois o TEMPLO foi Reconstruído.Oh Gloria!

  O livro do profeta Ageu, trata de três problemas bastante comuns em todos os povos em todos os tempos e em todo o mundo.

O livro do profeta Ageu também nos inflama a vislumbrar três soluções inspiradoras, para os três problemas da humanidade do seu tempo; e de nossos dias, no sentido de BUSCAREM A DEUS E A SUA JUSTIÇA.

1-O desinteresse (1; 1 a 15.)
2-O desencorajamento (2; 1 a 9.)
3-A Insastifação (2; 10 a 23.)

O desinteresse do povo, sabemos que o povo havia voltado do exílio com o principal e o grande objetivo de reconstruir o Templo de Jerusalém, alias, esse foi o principal motivo de o porque o Rei Dário os tinha enviados,( ED-1; 2,4.)
A bíblia nos mostra que eles haviam iniciado as suas tarefas bastantes animados , mas de repente apareceu as oposições que os fizeram sucumbir e as suas convicções ruíram, e o trabalho parou.

Nesse ínterim, o povo começou a se preocupar mais com as suas próprias vidas e desse modo começaram a se preocupar mais com as construções de suas próprias casas, Talvez isso fosse uma tentativa de apagar de suas memórias, as inadequações adquiridos no exílio. (1; 4 ).

O desencorajamento do povo, algumas das pessoas mais idosas do grupo que retornou do Exílio, tinha visto o templo de Salomão, quando ainda eram criança, e eles entendiam que nem uma construção, por mais salutar que fosse jamais poderiam se comparar ou se igualar com a gloria do antigo  e maravilhoso TEMPLO DE SALOMÃO(AGEU- 2; 3.)

 E por isso eles(OS IDOSOS) foi o canal um de disseminação, “da mal influencia, para os mais jovens” que estavam envolvidos  na construção do templo do senhor DEUS.
 E com isso em menos de  um mês a construção que havia começado com tanta alegria e satisfação parou totalmente.

Mas graças a DEUS que DEUS ainda hoje levanta homens e mulheres destemidas que tem coragem e é inflamadas pelo fogo do espírito, como foi AGEU.

Significa que DEUS sempre contará conosco, o que temos de fazer e nos posicionar, e ter coragem para executar a tarefa para a qual DEUS tem nos designados, e nunca devemos permitir que as dificuldades ou os inimigos, ou buscas egoístas, tenham o poder de parar, ou nos fazer desviar de nossas reais responsabilidades dadas por DEUS para cada um da nós.

UM Breve Conteúdo do livro

Ageu-1:2- Ageu usa por 14 vezes a designação para DEUS DE: O SENHOR DOS EXERCITO.
Exércitos na bíblia significa: Anjos, Estrelas, ou exercito de Israel- essa designação é usada pelo profeta para ENFATIZAR a grandeza e o PODER DE DEUS.

Ainda a expressão da profecia – este povo diz.
È uma maneira de DEUS mostrar que ISRAEL, nesse momento distinto estava vivendo um distanciamento de DEUS, por não priorizar as coisas de DEUS em primeiro plano, por isso DEUS NÃO DIZ : O MEU POVO-MAS DIZ ESSE POVO.

Ageu- 1:4- casas estucadas: O povo havia negligenciado a construção do templo mas estavam embelezando as suas casas, fazendo estuques(lajes)etc. enquanto o TEMPLO estava abandonado.

Ageu- 1: 5 a 7- a expressão – Aplicai os vosso coração aos vossos caminhos- significa vocês põe os vossos corações nessas coisas, passageiras.

Ageu- 1: 6- O povo estavam aparentemente usando a  desculpa de sua pobreza escassez de alimentos e dificuldades da vida como uma desculpa catalisadora, para Não terminar a reconstrução do templo.

Ageu- 1: 10,11- Até a natureza refletia o julgamento divino , por ser a vontade divina ignorada.( fome e escassez de viveres começou a acontecer).

Ageu- 2: 5- Deus proclama a promessa de que o espírito santo estaria sempre com eles.

Ageu- 2:7 – refere-se a expressão farei tremer todas as nações , remete ao tratamento final de DEUS, com o mau, E ENCHEREI ESTA CASA DE GLORIA- refere-se em parte da dedicação do templo de ZOROBABEL, mas também remete ao templo de DEUS nos corações humanos através de cristo Jesus (1º coríntios 6: 19,20.) Oh gloria!

Embora o livro do profeta Ageu seja um pequeno livro , ele esta repleto de desafios e de promessas e de lembranças do desafio que DEUS nos da no nosso dia a dia, que é priorizar as coisas de DEUS sobre tudo e sobre todos.

Ao ler a mensagem desse aguerrido profeta, nos somos levados a imaginar a sena seguinte:

VEJAM um homem solitário andando caminhando, passo a passo, ele esta suando muito, ele esta cansado  a exaustão, mais ele continua empolgado, e empolgando pessoas, porque o homem esta mesmo decidido a falar tudo que seu DEUS mandou.

E pelas Ruas, vielas becos, cheios de sujeiras lixos entulhos, insetos peçonhentos perigosos, mas ele nunca desiste porque ele tem um objetivo maior.

E o único objetivo de Ageu É exortar o povo a fazer a obra de DEUS.(parece o espirito santo falando aos nossos corações).

Ei! Ei!, PSIU,PSIU- ouça agora nesse instante Ageu falando com você, para que você reorganize seu tempo, sua agenda, sua vida, com o fim de determinar quais sãos as suas prioridades em conformidade com a santa vontade de DEUS.

O que foi que DEUS determinou para que você fizesse primeiro, o que foi que DEUS falou?

SERÁ QUE FOI ALGO COMO:

Buscai PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA- e as demais coisas vos serão acrescentadas.
E a mensagem de Ageu hoje agora precisa percorrer sua mente e seu ouvido dizendo:
APLICAI O VOSSO CORAÇÂO AOS VOSSOS CAMINHOS!


Graça e paz- isaak B. da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário