quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Zacarias o profeta MESSIANICO-1ª parte

                                   O livro de ZACARIAS

Zacarias cujo nome significa= O senhor se lembra.

Zacarias,ele foi um dos profetas pós-exílico,e contemporâneo do profeta Ageu.
Zacarias foi nascido na Babilônia durante o exílio, e ele era bem Jovem quando retornou para Jerusalém, em 538 a/c.

E como Ageu, Zacarias foi convidado, e convocado por DEUS para despertar os Judeus, que retornaram do exílio Babilônico, para completar a tarefa de reconstruir o templo que estava parado (Ed 6:14).

E Zacarias Como filho de Baraquias filho de Ido, ele era de uma família sacerdotal da tribo de Leví.

 Interessante é que Zacarias é o mais messiânicos de todos os profetas do AT.
 Porque a medida que ele vai profetizando; ele vai dando, referencias distintas e comprovadas sobre a vinda, e a vida do messias Prometido.

O ministério profético de Zacarias começou em 520 a/c. dois meses após Ageu ter completado sua profecia.

Histórico

Os exilados Judeus que voltaram para a sua terra natal em 536 a/c. sobre o decreto de Ciro, O Rei da pérsia.

Neemias 7: 66  foram cerca de 42.360,pessoas com genealogia comprovadas, fora os servos e as servas e os cantores, esses foram os que voltaram para Jerusalém, sob a liderança de Zorobabel e Josué ( Neemias 12: 1).

Zorobabel era descendente do Rei Davi (1º cronicas 3:19)

Como ele nasceu na Babilônia no exílio ele era apenas CHEFE DE TRIBO.

E Rapidamente Reconstruíram o altar e iniciaram a construção do Templo.
 Mas logo depois, a medida que eles foram cercados pela oposição dos vizinhos Samaritanos, vizinhos  esses; tão opositores, mas tão opositores, que eles até “conseguiram uma ordem do Rei Artaxerxes, o Rei da pérsia” para “PARAREM, a reconstrução do templo” (Esdras 4: 23).


E durante 10 anos a reconstrução foi obstruída pelo desanimo, e pela preocupação dos judeus por outras atividades (Principalmente com suas próprias vidas), de modo que a reconstrução do templo parou.
Ao que o nosso DEUS que sempre esta trabalhando, apesar dele ser LONGÂNIMO.

DEUS levanta “Zacarias e Ageu” que persuadiram o povo a se voltarem para o senhor e para os seus propósitos de restaurar o TEMPLO destruído.

Zacarias ainda encorajou o povo de DEUS, profetizando para eles O DIA maravilhoso quando o messias prometido reinaria a partir de um TEMPLO RESTAURADO, e numa cidade RESTAURADA.

Analisando o livro.

(1;2 a 6)- 2- O Senhor se irou fortemente contra vossos pais.

3- Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos.

4- Não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os profetas antigos, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o Senhor.

5- Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, viverão eles para sempre?

6- Contudo as minhas palavras e os meus estatutos, que eu ordenei pelos profetas, meus servos, acaso não alcançaram a vossos pais? E eles se arrependeram, e disseram: Assim como o Senhor dos exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos, e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.

Existe uma máxima em certa frase que é: Tal pai, Tal filho- isso sugere que os filhos se tornam exatamente como seus pais.

Só que nesses versículos DEUS advertiu o povo, de que procurasse não serem como os seus pais, e os seus antepassados, que “não” ouviram as palavras do senhor e sofreram as terríveis consequências pelos seus erros.

Nós devemos saber que somos responsáveis direto diante de DEUS pelas nossas ações e erros, E acertos e não podemos usar nossas hereditariedades ou o ambiente onde vivemos como desculpas para os nossos "espúrios pecados".


Nós Sabemos que somos livres para escolher ou o bem ou o mal,(livre arbítrio) e isso tudo é individual,não tem Jeito você é o responsável por você diante de DEUS, não tem desculpa você escolhe e ponto final.

PASSAREMOS AGORA A observar as séries das "Oitos visões" que DEUS mostrou para o profeta ZACARIAS de noite.


ZACARIAS-1;7 a 17-Aos vinte e quatro dias do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo:

8 Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho, e ele estava parado entre as murtas que se achavam no vale; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, baios e brancos.

9 Então perguntei: Meu Senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei o que estes são.

10 Respondeu, pois, o homem que estava parado entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor tem enviado para percorrerem a terra.

11 E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava parado entre as murtas, e disseram: Nós temos percorrido a terra, e eis que a terra toda está tranqüila e em descanso.

12 Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: O Senhor dos exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste indignado estes setenta anos?


13 Respondeu o Senhor ao anjo que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras.

14 O anjo, pois, que falava comigo, disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião.

15 E estou grandemente indignado contra as nações em descanso; porque eu estava um pouco indignado, mas eles agravaram o mal.

16 Portanto, o Senhor diz assim: Voltei-me, agora, para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém.

17 Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: As minhas cidades ainda se transbordarão de bens; e o Senhor ainda consolará a Sião, e ainda escolherá a Jerusalém

Vamos analisar as séries das oitos visões que o profeta Zacarias teve, durante a noite.

1º visão- Cavalos vermelhos, morenos e brancos. E um homem entre as murtas(arbustos)

1-8-O símbolo completo das cores isso é desconhecidos, para nós; apesar de sabermos que o cavalo vermelho, esta associado a guerras, e o cavalo branco está associado a vitória final.


Observe que: (1:11) O homem entre as murtas era o anjo do senhor- Os cavalos e suas cores eram símbolos do envolvimento de DEUS nos governos mundiais.


2º visão- quatros chifres e quatros ferreiros

1-18,19,20- 18 Levantei os meus olhos, e olhei, e eis quatro chifres.

19 Eu perguntei ao anjo que falava comigo: Que é isto? Ele me respondeu: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém.

20 O Senhor mostrou-me também quatro ferreiros.

Analisando:       
os chifres eram as QUATROS potencias mundiais que oprimiram Israel- EGITO- ASSÍRIA- BABILÔNIA- MEDO PÉRSIA.

Os quatros ferreiros eram as nações usadas para derrubar as NAÇÕES inimigas de ISRAEL.

Essas nações foram levantadas por DEUS para JULGAR os opressores de seu povo escolhido.ou seja a ASSÍRIA subjugou o Egito- E o medo persa subjugou a babilônia.


3º visão- Jerusalém é medida- 2: 1,2.  1-Tornei a levantar os meus olhos, e olhei, e eis um homem que tinha na mão um cordel de medir.

2 Então perguntei: Para onde vais tu? Respondeu-me ele: Para medir Jerusalém, a fim de ver qual é a sua largura e qual o seu comprimento

Analisando:

O homem com um cordel de medir simboliza a esperança de uma Jerusalém reconstruída, e de um povo restaurado.

O homem media para demarcar os limites de uma fundação ( 1:16 ).

4º visão- O sumo sacerdote é acusado por satanás e justificado por DEUS, e A "PEDRA COM 7 OLHOS".



3:1 a 4-. 1- Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?

3 Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo.
4 Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de trajes festivos.


Analisando-

Satanás acusou Israel- que aqui representa a própria nação de Israel-  E As acusações eram precisas, e verdadeiras- por isso Josué vestia ROUPAS SUJAS,(referindo-se ao pecado).

Contudo DEUS revelou a sua misericórdia, e resolveu salvar seu povo apesar das transgressões que praticaram.

Satanás sempre acusa as pessoas diante de DEUS, baseado nos pecados que cometeram (JÓ- 1:6).

Más o que o inimigo não consegue dimensionar, é o tamanho da misericórdia e do perdão de DEUS para com seus filhos. Oh gloria!

Por isso o nosso acusador no final de todas as coisas será destruído (apocalipse 12:10),portanto somente DEUS é quem pode dar a palavra de ordem para que seja removida a nossa roupa do pecado, e colocado  em nós vestes  de louvor e alegria.oh gloria!

3: 9- porque eis aqui a pedra que pus diante de JOSUÉ sobre esta pedra UNICA, estão sete olhos, eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o senhor dos exércitos, e tirarei a iniquidade desta erra em um dia.

O significado da pedra com sete olhos ninguém chegou ainda a uma conclusão- mas pode significar:
1-O próprio renovo , como a pedra fundamental do templo (Isaías 28:16) e (Mateus 21:42) e (1º pedro 2: 4).
2-A pedra golpeada por Moises que verteu água(Nm-20;7)
3-Ou ainda o sacerdócio espiritual renovado da igreja(1º pedro- 2:5)



5 º- Visão- O castiçal de ouro e as sete lâmpadas

4; 1- Ora o anjo que falava comigo voltou, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono;

2- e me perguntou: Que vês? Respondi: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite em cima, com sete lâmpadas, e há sete canudos que se unem às lâmpadas que estão em cima dele;

3- e junto a ele há duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.

4- Então perguntei ao anjo que falava comigo: Meu senhor, que é isso?
5- Respondeu-me o anjo que falava comigo, e me disse: Não sabes tu o que isso é? E eu disse: Não, meu senhor.

6- Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.


7- Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; e ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.

8- Ainda me veio a palavra do Senhor, dizendo:

9- As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão; e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a vos.

10- Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra.

11- Falei mais, e lhe perguntei: Que são estas duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal?

12- Segunda vez falei-lhe, perguntando: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?
13- Ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isso? E eu disse: Não, meu senhor.

14- Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra.

Analisando

O candelabro de ouro com um vaso de azeite e sete lâmpadas, representa “uma provisão contínua de óleo”, o qual significa que o poder de DEUS seria refletido na luz continuamente.

O azeite era obtido a partir de azeitonas  prensadas, e usados nos vasos com um pavio para obter a luz, As duas oliveiras representam os ofícios: Sacerdotais e Reais.

Portanto significa que: O espírito santo é dado sem medidas, não é o esforço humano que vai ser necessário, NA obra de DEUS não se usa a força Bruta, mas a força de DEUS.Oh gloria!

ZOROBABEL que era descendente do REI daví ELE recebeu  a incumbência e a responsabilidade, de reconstruir o templo em JERUSALÉM, enquanto os profetas ZACARIAS e AGEU, ofereciam o encorajamento necessário, moral e espiritual para o povo.


O CAPÍTULO- 4 e o  verso-11 ao 14- mostra “2 oliveiras e  2 ungidos”- esses dois ungidos, e oliveiras, só podem ser Josué e Zorobabel, que se dedicou a esta tarefa tão árdua, e especial.
E no tempo do velho testamento "somente DOIS TIPOS DE PESSOAS É QUE ERAM UNGIDO".

1- SACERDOTES
2- REIS

Sexta visão- O rolo voante-

5: 1 a 9- O juízo do rolo voante foi dirigido contra aqueles que violaram a LEI DE DEUS, especialmente por roubar e mentir (5: 1  a  14).
Sétima visão- A mulher e o EFA (cesto)

A mulher em um cesto personifica a iniquidade. Então esta visão mostrava que a trasngreção não seria apenas severamente castigada. (a visão do rolo voador)
 Mas também banida. (a visão de uma mulher em um cesto).

5: 9 a 11- para Zacarias esta mulher representa a maldade e o pecado, que seriam tirados de Israel, e que também um dia, a trasngreção seriam tiradas de toda a terra.

E Isso aconteceu quando Cristo morreu , porque ele removeu o poder da morte e do inferno.oh gloria!

A oitava visão- os quatros carros

1 De novo levantei os meus olhos, e olhei, e eis quatro carros que saíam dentre dois montes, e estes montes eram montes de bronze.

2 No primeiro carro eram cavalos vermelhos, no segundo carro cavalos pretos,
3 no terceiro carro cavalos brancos, e no quarto carro cavalos baios com malhas.

4 Então, dirigindo-me ao anjo que falava comigo, perguntei: Que são estes, meu senhor?

5 Respondeu-me o anjo: Estes estão saindo aos quatro ventos do céu, depois de se apresentarem perante o Senhor de toda a terra.

6 O carro em que estão os cavalos pretos sai para a terra do norte, os brancos são para o oeste, e os malhados para a terra do sul;

7 e os cavalos baios saíam, e procuravam ir por diante, para percorrerem a terra. E ele disse: Ide, percorrei a terra. E eles a percorriam.

8 Então clamou para mim, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do norte fazem repousar na terra do norte o meu Espírito.

9 Ainda me veio a palavra do Senhor, dizendo:

10 Recebe dos que foram levados cativos, a saber, de Heldai, de Tobias, e de Jedaías, e vem tu no mesmo dia, e entra na casa de Josias, filho de Sofonias, para a qual vieram de Babilônia;

11 recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça do sumo sacerdote josué, filho de Jeozadaque;

12 e fala-lhe, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor.

13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no seu trono, e dominará. 
E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz.

14 Essas coroas servirão a Helem, e a Tobias, e a Jedaías, e a Hem, filho de Sofonias, de memorial no templo do Senhor.

15 E aqueles que estão longe virão, e ajudarão a edificar o templo do Senhor; e vós sabereis que o Senhor dos exércitos me tem enviado a vós; e isso sucederá, se diligentemente obedecerdes a voz do Senhor vosso Deus.

        Analisando

    6: 1 a 8- os quatros carros eram semelhantes aos quatros cavaleiros da primeira visão os quais representam, os quatros anjos do juízo de DEUS na terra.

6: 9 a 15- esta visão refere-se ao messias, O SACERDOTE REI- Nos dias dos monarcas, o governo de Judá era regido por duas pessoas distintas.

1-O Rei que regia a vida política da nação.

2-E o Sumo sacerdote que era regente da vida religiosa.

3-O problema era que o Rei e o Sacerdote geralmente eram corruptos.

Por isso DEUS afirmou para Zacarias, que alguém digno da Coroa viria para governar tanto:


1-    Como REI
2-    Como Sacerdote

O problema era que essa era uma combinação improvável para aquela época.
6: 15- A reconstrução do Templo exigia uma obediência cuidadosa. 

A promessa era que o senhor protegeria o povo desde que eles OBEDECESSEM.

Muitas bênçãos de DEUS só vêm a nós, como resultado de uma obediência diligente ao DEUS de ISRAEL.

Agora uma obediência , “inconstante”, NÃO PODE” PRODUZIR” BENÇÃOS CONSTANTES.


                                           FIM da PRIMEIRA PARTE

GTM-T6V6ZNB

Graça e paz- Isaak B. da silva     

Nenhum comentário:

Postar um comentário