sábado, 28 de janeiro de 2017

4ª parte O SOBERBO - Leviatã




Soberbo 4- O nosso leviatã






DEUS FALA COM JÓ sobre um dos animais Muito nobre Iponente e enigmático  Mas Desconhecido.

Jó 40 verso 15 a 24-






15 Contempla agora o hipopótamo (Beemote), que eu criei como a ti, que come a erva como o boi.

16 Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.

17 Ele enrija a sua "cauda como o cedro"; os nervos das suas coxas são entretecidos.

18 Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas  são como fortes barras de ferro.( Definitivamente Isso não é o hipopótamo que conhecemos)

19 Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada.

20 Em verdade os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam.

21 Deita-se debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano.

22 Os lotos cobrem-no com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam.

23 Eis que se um rio trasborda, ele não treme; sente-se seguro ainda que o Jordão se levante até a sua boca.

24 Poderá alguém apanhá-lo quando ele estiver de vigia, ou com laços lhe furar o nariz.

O texto acima descreve um animal robusto, formidável em tamanho e força, herbívoro, de grande porte que poderiam viver em qualquer que fosse o ambiente alagados ou secos,  mas também entre as matas, e se alimentando de folhagens de árvores.

Mas a sua aparência física esta muito longe de ser “um elefante ou  mesmo um hipopótamo”.

 E tem mas ainda, isso quanto à aparência da cauda, ao ser comparado a uma árvore de cedro,(Cedro é uma arvore madeireira, que crescem em proporções alarmantes) diz ser a CALDA DELE de tamanho fora de comum, para os animais vivos existentes no planeta terra.

O porte desse animal demonstra ter  ele uma elevada estatura, pois pode espreitar de longe um possível perigo, E impossibilitando de ser laçado.( Isso não é, um hipopótamo)

No que diz respeito a sua estrutura, vemos no texto, a “comparação ao bronze e o ferro”,  deste animal ser de ossos grandes, tubulares e com musculatura robusta e forte.

Muitos podem pensar no mistério da possibilidade deste animal ser um CAMARASSAURO OU BRAQUIOSSAURO- (animais pré históricos).

Porem cientificamente não é possível que o Beemote seja um dinossauro, ou um HIPOPÓTAMO.

Nem um e nem outro, deixando assim este formidável animal,mas um mistério a ser desvendado na eternidade.  


 MAS DEUS usa a figura de um animal, Talvez um dos mas poderoso da terra- para exemplificar uma confiança sem limite  na nossa própria força.

DEUS está exemplificando, e ao mesmo tempo explicando para Jó sobre

OREI DOS ANIMAIS TERRESTRE,
E porque DEUS usou a figura do HIPOPÓTAMO(Beemot) para e exemplificar um dos modo de encarar o sofrimento?

O HIPOPÓTAMO (Beemote)É porque ele não esta nem ai, se as coisas não estão favoráveis para ele, porque ele ri das adversidades e dos problemas.

Isso porque O hipopótamo (beemote) ele confia única e  exclusivamente em sua força Bruta na sua inteligência,no seu tamanho, na sua envergadura ou seja NELE PRÓPRIO.

 Isso porque para  rir do sofrimento e da angustia  quando elas lhe sobrevém, ele tem de ser muito confiante nele próprio porque o Hipopótamo 
(BEEMOTE) confia nele somente nele próprio, na sua força, na formação de seus membros altamente fortificados,e preparados, e em mais NADA.

Ei meu irmão e meu amigo em quem, em que você confia ultimamente,
DAVI disse que: uns confiam em carros e outros em cavalos , mas nós fazemos menção do nome do senhor nosso DEUS- salmo 20: 7.

Os que confiam no senhor nosso DEUS, são como s montes de Sião que não se abalam mas permanece para sempre- SALMO 125:1.

Então quando o sofrimento a desespero a angustia vier sobre ti: confiar somente no senhor.

Agora observe o final da capítulo 41 DE JÓ

JÓ 41:30 a 34.

30 Debaixo do seu ventre há pontas agudas; ele se estende como um trilho “sobre o lodo”.
31 As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como uma vasilha de unguento.
32 Após si deixa uma vereda luminosa; parece o abismo tornado em brancura de cãs.
33 Na terra não há coisa que se lhe possa comparar; pois foi feito para estar sem pavor.
34 Ele vê tudo o que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba.

O  verso 30- fala do poder de destruição que tem sobre aqueles a quem, O LEVIATÃ  já destruiu.

Meus amados irmãos ele não se contenta somente em destruir, “o caráter a reputação o orgulho” do ser humano, não, ele só se contenta, quando o homem esta atolado até o pescoço na desgraça humana,Porque o leviatã, ele leva o ser humano as mais baixas escalas da podridão da terra, e é por isso que aqueles que estão hoje na sarjeta, das drogas e da prostituição,

Eles não conseguem mais se levantar, e ainda hoje nesse exato momento, o leviatã continua  deixando-os na lama da fossa mal cheirosa e entupida.

E lama esta que simboliza a derrocada final de um pecador contumaz.

Os versos 31 e 32 falam da troca de valores que ele provoca,no ser humano,ao fazer parecer que viver na desgraça e na miséria do mundo é uma coisa brilhosa , gostosa,e linda maravilhosa, 

Ou seja ele faz parecer que as trevas são luz, e o podre é cheiroso, e delicioso,O problema é que muitos são levados a crer nestes macabros presentes aparentemente, lindos cheirosos e necessários para min,e para você, e é o laço do inferno que Satanás lança sobre os desavisados.

O verso 33 fala que o leviatã não tem medo, e nem pavor.

E sabe por quê? Porque Ele é o próprio medo e pavor,e também a: insegurança,  a dúvida,  a instabilidade.

Insegurança- Esta emoção pode manifestar-se sob a forma de níveis de ansiedade mais elevados,como agitação psicomotora, fazendo com que a pessoa, se sinta enervada, tremula, suada Etc. A pessoa passa a viver em função daquilo que a deixa insegura sem que, no entanto, consiga encontrar soluções ajustadas,suficientes.

DUVIDA-  A dúvida é a maior fonte do sofrimento humano, pois representa os seus, os nossos, piores sentimentos, tais como o medo de errar, medo de repreenção, medo de divergir,(são as nossas contingencias)que é o "sentimento de culpa" por as vezes; divergir das ideologias que nos foi introjetadas e sempre foi   cobrada pelos:
1- Pais
2- Pastores, padres, pessoas influentes.
3- Mestres etc.

Esse medo que nos causa Duvidas eles são ocasionadas pela baixa autoestima adquirida no processo da nossa vida,
E Isso é o que te faz, e nos faz viver, dividido entre o sonho de ser você mesmo, e conquistar os seus objetivos, e valores da vida, e as inúmeras vezes em que você foi criticado ao tentar fazer algo diferente do esperado, e taxado de Rebelde insubordinado etc.

 “Ou quando muitas e muitas vezes nós fomos “ VOCÊ foi aconselhado a ser grato pelo pássaro” que tinha-mos na mão, e para não chorar pelos dois que estariam voando”Aliás! é isso que aprendemos das religiões- SEJA AGRADECIDO PELO QUE VOCÊ  TEM!

Portanto, se você quer ser feliz, decida rapidamente! E para isto “pense com o coração”!
Porque Se usar somente a RAZÃO, irá ponderar (igual a religião ensina) somente sobre os riscos e vai adiar, mais uma vez, a decisão e ser feliz.

Aliás, a palavra ‘decisão’ se origina na raiz latina CAEDERE, que significa ‘cortar’, ou seja, é necessário que façamos uma ‘cisão’ em relação aos medos! Decidir é cortar o passado definitivamente de sua vida.

 Porque indivíduo’ é aquele que não se divide em dois, “entre o passado e o presente”, é  você o ser unificado feito por DEUS!oh gloria!

Instabilidade- é uma desarmonia sensorial que ativa os sensores do corpo para manifestarem afetações diretamente sobre o biológico na forma de sensações.
Que estão diretamente ligadas a estados de:
1-   Angústia,
2-   Sofrimento,
3-   Depressão,
4-   Agonia,
5-   Nostalgia,
6-   Alterações cardíacas etc.
Quando uma pessoa passa por uma instabilidade emocional geralmente ela sofreu um estresse negativo, ou seja, uma pressão ambiental cuja resultante é desencadeamento de sensações densas sobre o seu organismo biológico.


o verso 34 diz que ele despreza toda a altivez pois acima dele não pode haver ninguém, e que ele é rei sobre todos os orgulhosos.

 Se nosso orgulho nos leva a querer ter, ou tem nosso posto fixado acima dos outros (mesmo que seja em sentimento apenas), isso tem nos feito pensar que somos melhores do que qualquer um, e isso é perigoso porque já estamos permitindo que "o maldito leviatã" se manifeste em nós, com toda sua sagacidade.
É por isso que JESUS DISSE:aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.
E ainda-filipenses 2:6- mesmo sendo em forma de DEUS não teve por usurpação "ser igual a DEUS", mas esvaziou-se de si mesmo....

Então eu espero que o Senhor possa lhes acrescentar muito mais do que pude compartilhar com vocês nestas séries.
E não esqueça,há muito mais ainda a ser dito, por isso eu incentivo aos irmão que busquem no Senhor e que também possam acrescentar a mim, pois todos nós precisamos do Senhor para vencer o leviatã que teima em habitar em cada um de nós. Ainda bem que "Cristo" pode vencê-lo, quantas vezes for necessário.

Observe-Isaías 27: 1 “Naquele dia o Senhor castigará com sua espada, a sua grande e forte espada, o leviatã, a serpente deslizante, e matará o dragão que está no mar”.

Portanto meus amados, continuem, na esperança, e na fé, no perdão e no amor em cristo Jesus nosso senhor- oh gloria!

GTM-T6V6ZNB

 Isaak B. da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário