sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Apostolo Paulo e os Filósofos



ESTOICOS E EPICUREUS?



Primeiramente vamos ler o texto escrito 

Atos 17:18 até 33- 18-Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele (apostolo Paulo). Eles diziam: Que quer dizer este paroleiro? 
E outros diziam: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição.

19 E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

20 Pois tu nos trazes aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto.
    
21- Ora, todos os atenienses, como também os estrangeiros que ali residiam, de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de contar ou de ouvir a última novidade.

Observe a estratégia do apostolo paulo

22 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo eu vejo, que sois excepcionalmente religiosos;

23 Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto,( o grande panteão) encontrei também um altar em que estava escrito: “AO DEUS DESCONHECIDO”. Esse pois que vós honrais, não o conhecendo , é o que eu vos anuncio !!!.

(o salvo por JESUS, devem aproveitar as oportunidades)

Paulo continua

24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;

26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;

27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;

28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.

29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem.

30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; Oh gloria!

31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

32 Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez.

33 Assim Paulo saiu do meio deles.


Quem eram esses filósofos que viviam em ATENAS?

*Vamos a uma breve História que se passou em ATENAS

Atenas Linda cidade, com seus magníficos edifícios, e um gigantesco panteão de deuses; e muitos deuses eram adorados ali, era o" centro da arte, da educação, e da filosofia grega", Os filósofos e os homens cultos, estavam sempre prontos a ouvir, discorrer, e entender assuntos novos.
E por isso eles levaram o apostolo Paulo para que podessem falar-lhes exatamente no AREÓPAGO [ Conselho de Sábios e literários].

Mais tarde, depois de ter sido levado ao Areópago, Paulo citou escritos dos estoicos Arato de Cilícia (em Fenômenos) e Cleanto (em Hino a Zeus), dizendo: “Pois, por meio [de Deus] temos vida, e nos movemos, e existimos, assim como disseram certos dos poetas entre vós: "Pois nós também somos progênie( descendência-originário) dele". — At 17:17-19, 22, 28. O apóstolo Paulo demostrou sua formação acadêmica, e principalmente que ele era uma pessoa aculturada e inteligente.


Vemos assim que "os estoicos e os epicureus", inquiriram a Paulo, com respeito aquela nova doutrina que o apostolo Paulo estava pregando em Atenas no Areópago.

Mas quem eram os ESTÓICOS E OS EPICUREUS

               Os Estoicos: Formavam uma seita de filósofos gregos, discípulos de ZENÃO.

ZENÃO
Era Considerado por Aristóteles o criador da dialética.( A dialética tem origem na palavra grega (dialektiké), que quer dizer a arte do diálogo,  e o diálogo, a arte de debater, a arte de persuadir e raciocinar.

                 No geral a dialética consiste em apresentar um posicionamento e depois “contradizê-lo”, método muito utilizado pelos gregos para dividir ideias e assim facilitar o debate de vários temas.

1-    Zenão  nasceu em Eléia, atual Vélia, na Itália. Seguidor e defensor apaixonado da filosofia de Parmênides, Zenão elaborou um método que consistia na formação de paradoxos.

ESTÓICOS. 
Derivando-se o seu nome de uma junção de (STOA e PORTICO= estóico). Sendo PORTICO, o lugar onde "seu mestre permanecia para ensinar em ATENAS" (299 a.C).
As principais doutrinas dos estóicos eram: 
a) DEUS não procedem de nenhuma causa,é incorruptível e eterno,
b) é causa e preservador de todas as coisas e qualidades, que a matéria em seus primitivos elementos É,
c) também, sua procedência é eterna, sendo sua poderosa energia da divindade, dotada de movimento e forma;
d) embora DEUS e a matéria tenham existido desde a eternidade, teve princípio,
e) o atual sistema de coisas que na sua origem foi o caos, acabará numa conflagração tal que todas as coisas materiais voltarão ao seu primitivo estado,
f) sendo então; toda vida Reabsorvida na divindade; e essa vida voltará ao caos g) seguida do aparecimento de uma nova ordem de coisas e esses; são acontecimentos que têm de repetir-se em todos os tempos.


Com isso: imaginaram mesmo alguns que cada indivíduo a cada reaparecimento, voltaria a seu próprio corpo.

Muitos D'Aqueles ESTÓICOS-  acreditavam na existência, da alma depois da morte, supunham que ela ia para as regiões celeste, dos deuses onde permaneceriam até que todas as almas, na conflagração geral, tantos os homens como os deuses fossem absorvidos na divindade.

Alguns também admitiam também uma espécie de purgatório, no qual a alma seria purgada e purificada de todas as impurezas.

Os estoicos eram rígidos fatalistas, pois todas as coisas, em sua opinião mesmo os deuses", E estavam sujeitos a uma eterna cadeia de causas e efeitos.

Ensinavam eles que um homem sábio e virtuoso podia ser feliz no meio da tortura, e que todas as coisas externas, eram para eles indiferentes.

Se um homem estava satisfeito consigo mesmo, isso era suficiente. Eles detestavam os vícios.

Epicureus.

Epicuro era um filósofo grego, que foi mestre em Atenas, desde o ano 307ac.
Segundo o sistema dos Èpicureus, o grande fim da vida; é uma vida de prazer.

Admitia a existência de seres divinos, mas não acreditavam que esses seres divinos tivessem qualquer comunicação com os homens.

PORQUE
Esses seres divinos, existiam em estados de perfeita pureza, tranquilidade e felicidade.
Com respeito a vida do homem, ensinava Epicuro, que uma vida tranquila, livre de males, e rica de prazeres é o principal bem da vida humana.

Epicuro ensinavam aos seus seguidores, que o mundo não tinha sido criado por DEUS, e nem com qualquer desígnio, mais por um concurso fortuito de Átomos.

Epicuro negava a imortalidade da alma; pois a felicidade que eles procuravam era obtida pelo “gozo da vida”,

E se alguns buscavam essa felicidade, na tranqüilidade e alegria de sua alma pela pratica da moralidade, “estava certo”.

Mas também era certo, se alguém, procurava essa felicidade, nos mais grosseiros e hediondos prazeres, e segundo os seus apetites.

OBSERVE QUE

A filosofia de Epicuro: Era dupla
1-primeiramente havia o estudo e observação de todas as coisas pertencentes a natureza.
2-    Segundo- fazia-se outro estudo, e outra observação, a respeito das ações morais, pelas quais a conduta do homem, havia de ser verificada a ser evitado à causa da pena.

Porque diziam: A vida homem constava de prazer e dor; portanto era um verdadeiro filósofo aquele que podia encontrar a alegria da vida, e “diminuir as situações contrárias”.

 Todavia a verdadeira e perfeita felicidade, somente podia ser alcançada por um viver de virtude e de pensamento, e pela pratica da temperança, da gentileza, da compaixão, da gratidão e da amizade.

Conclusão Para os Estóicos a primeira e mais importante dessas idéias,que foram incorporadas,a filosofia estóica foi a exaltação da natureza,considerada como uma grande ordem universal presidida pelos deuses que há animava(dava vida).

isso por sua vez entravam em conflito com as idéias Platônicas,que traçavam uma visão Dicotômica sobre a natureza,com a divisão do homem em 
1-corpo e alma
2-Razão e sensibilidade,
3-bem e mal,etc.

 A natureza em si mesmo é a ordem e o princípio racional, que lidam de forma dialética com as idéias,estabelecem as ações do mundo sensível,e dirige as ações humanas.

 JÁ para Zenão. Que foi o fundador das escolas estóicas, viver com virtude é viver em harmonia com a natureza, isso porque ela mesma se impõe, como ordeira correta e universal. Ou seja, o homem não pode viver tranqüilo indo de contrario com a natureza, que é a lei suprema.

E dessa forma o homem não pode viver bem; se estiver separado das leis da sua divindade suprema, ou seja separado de DEUS.

Desse modo podemos afirmar que a visão Filosófica dos estoicos
(mas religiosos) é uma visão Austera, sobre a vida.Assim sendo o homem tem que se esforçar para “viver longe dos vícios e dos prazeres passageiros” que o aprisionam e faz o homem ser escravo de si mesmo.
O estoicismo propõe se viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser.

O homem sábio obedece à lei natural, reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo, assim, manter a serenidade perante tanto as "tragédias quanto as coisas boas".

 A partir disso, surgem duas conseqüências éticas: 
primeiro, deve-se "viver conforme a natureza". Mas, sendo a natureza essencialmente o logos(O amor)
essa máxima é prescrição para se viver de acordo com a razão. Sendo a razão aquilo por meio do que o homem torna-se livre e feliz, o homem sábio não aprende o seu verdadeiro bem nos objetos externos, mas usando estes objetos através de uma sabedoria pela qual não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas.

Observe a dualidade

Epicurismo Diz que devemos nos livrar dos nossos medos,para entender melhor sobre qual desejo devemos seguir.

Isso só é possível  se  não nos preocupar com nossos medos.

E não devemos nos importar com os "exageros,de nossos desejos", porque a felicidade também esta, nos nossos maiores e mais baixos e hediondos desejos e prazeres, de acordo com a apetite de cada um.

Resumindo
E Simplificando as diferenças entre


estoicismo e epicurismo



Estes dois temas filosóficos da idade antiga são pertinentes ao nossos dia a dia.
 O Epicurismo diz: que a busca da felicidade passa pela busca do prazer e satisfação de todos os desejos do ser, e pela fuga da dor. Mas nos alerta para o perigo da pena e do sofrimento, portanto o epicurismo nos ensina a ser precavido, e cuidadoso, apesar de incentivar a buscar o prazer, a qualquer custo.


O Estoicismo mais religioso, acredita que a felicidade vem da busca da harmonia entre Deus e a alma e de um viver, de acordo com a natureza e a razão.
 
O Sábio pode tirar coisas importantes destes ensinamentos, um deles é de que: aquilo que traz apenas uma satisfação momentânea e individualista não é bom nem para mim, e nem para o outro envolvido; e também pode trazer problemas para a sociedade levando em conta o todo. 

Por exemplo: As drogas, as bebidas, o sexo sem compromisso,e  o seu consumo desmedido e o ciúme doentio, e outros tantos abusos e excessos que cometemos podem tanto quebrar esta harmonia do ser humano com Deus, como também, nos trazer dor e constrangimento.
Portanto: 
Ser feliz não tem uma fórmula magica, precisa ser buscada a cada dia com pasciencia e sabedoria.

Observe Os epicureus ensinavam que

(Não importa se a felicidade do ser humano esta no  lugar mais baixo da depravação moral do homem ou da mulher, porque o mais importante, é ser feliz).

Observando tais pensamentos, fica patente que a sociedade em nossos dias tem "um quê" de epicurismo e estoicismo. 
Como os epicureus, que eram  materialista ao extremo. O homem vive como se não houvesse um porvir: importa o aqui, o agora, o imediato. 

Busca o prazer a todo custo. No areópago, chamaram Paulo de paroleiro, tagarela, pregador de deuses estranhos.

Ei meu amado!
Não se preocupe se acontecer o mesmo com você. A semelhança entre os pensamentos em voga hoje e os pensamentos dos epicureus e estoicos é gritante.

Mas faça como o apóstolo Paulo: pregue mesmo que te chamem de “paroleiro, doido ou falador de anedotas”.
EU SEI QUE Muitos desdenharão de você e dirão: "A respeito disso te ouviremos noutra ocasião." (At 17.32ª34).

 Mas sempre haverá os Dionísio, e as Damaris e muitos outros que darão ouvidos a você.(foram eles que deram ouvidos a Paulo) e o ajudaram na pregação, e propagação da palavra  de DEUS em ATENAS.

GTM-T6V6ZNB

Oh gloria!

graça e paz! Isaak B. da silva



Um comentário:

  1. Observem que essas são as formas de verem , e viverem a vida ;E elas é praticada hoje abertamente por muitos, e muitas pessoas, mas A formula de Jesus É: seja santo, seja puro, tão tomen a forma do mundo(Nâo vos conformeis com o mundo)

    ResponderExcluir