terça-feira, 18 de agosto de 2020

 

                           O PATRIARCA  ABRAÃO É FAMOSO AINDA HOJE?

Existem dias em que A maioria de nós quer saber se existe um Deus de verdade? (sim ou não)

E se ele realmente; esse DEUS que acreditamos, é o Deus da bíblia?

E Se esse DEUS da Bíblia ele; lembra de verdade se eu existo? (sim ou não)

E se esse DEUS da BIBLIA conta comigo para alguma coisa? (sim ou não)

Observem isso! -Um DIA Deus disse para um ser humano como eu e você

Por nome de ABRÃO

EU! Tornarei famoso e grande o teu nome!

Abraão era um homem comum, mas ele vivia no meio de uma nação Idolatra, pecadora, e alienada do DEUS VIVO- quando; de alguma maneira, DEUS viu um grande potencial NAQUELE ser humano chamado de ABRÃO (E DEUS mudou o seu nome para ABRAÃO pai de nações) e assim; o poderoso DEUS resolveu investir pesado naquele ser humano.

Mas porque DEUS quis tirar Abraão do meio daquela nação onde, a idolatria era o seu carro chefe?

Primeiramente deixa-me te explicar o que é idolatria; e porque a IDOLATRIA é uma ação tão danosa, e tão destrutiva, para nós seres humanos.

*Nós somos criados por DEUS.

*Idolatria=é um ser humano que tem, e que sente ardentemente: uma ferrenha admiração, com uma expressão de amor, acompanhado de uma entrega total, mas excessivamente, exagerada, e muito fora de controle por: pessoas, seres ou objetos.

* E É porque a ideia Central da idolatria, (como pecado diante de DEUS) configura-se, quando o homem se torna um idolatra.

*E porque, esse homem resolve torna-se, um Idólatra?

*é porque ele parou de ter (ou nunca teve) experiencias REAIS com o DEUS vivo.

E Isso é porque a ideia central da idolatria é você ter um deus empalhado?

E quando é que isso acontece!

E Quando você Opta por Empalhar DEUS Em: uma estátua, de gesso, de pedra, de madeira; ou até mesmo; em uma teologia, ou em uma ideia, ou em um pensamento.

Isso torna-se, danoso, e venenoso, porque imediatamente o homem deixa de ter, de sentir, de viver experiencias surpreendentes com O DEUS TODO PODEROSO QUE ESTA VIVO.

E porque as pessoas optam por fazerem isso de DEUS!

*E Isso é porque diferente do DEUS vivo- o ídolo é previsível (ele vai fazer o que eu quero, na hora que eu quero, do jeito que eu quero.)

*E Idolatria é quando você tem um deus preso em uma forquilha, em um nicho numa casinha, ou em um oratório.

*Idolatria é você colocar uma “coleira marcada com seu nome”, em “seu deus “Isso é idolatria.

*Idolatria é exatamente eu ter a certeza, absoluta dentro de mim, que eu posso manobrar, dirigir, e orientar “o meu deus, para onde eu quiser, do jeito que eu quiser, no dia que eu quiser, na hora que eu quiser e ponto final”.

O grande problema da idolatria e do idólatra, é que, se eu posso, se você pode(se nós podemos) dirigir esse deus, para onde eu e você quiser-mos; então esse deus não é todo poderoso, mas “esse deus” é um fantoche, é um títere.

Mas porque muitos querem transformar um DEUS todo poderoso em um ídolo?

É porque a vida de nós “todos os seres humanos” ela é totalmente imprevisível; imagine dessa maneira; hoje você está com saúde, tem seu emprego, tem sua renda, tem sua casa para morar, etc. mas se tem uma crise, como uma seca, uma epidemia, uma pandemia, um terremoto, um maremoto, uma enchente, uma bala perdida, um atropelamento etc.

*E por termos, uma vida Bastante IMPREVISÍVEL, nós inconsciente, queremos ter um deus PREVISÍVEL.

*Para podermos balancear as nossas vidas, e termos em que nos agarrar na hora das adversidades, na hora das imprevisibilidades da vida.

Mas o grande problema é que: O DEUS da bíblia é ESPIRITO- E a bíblia diz: no princípio o espirito de DEUS se movia sobre as águas.

*Entenda bem isso!

E A Bíblia diz: O ESPIRITO DE DEUS se movia sobre as águas- ou seja DEUS É como UM VENTO, (um ESPIRITO).

Que no HEBRAICO= RUAR.

E NO GREGO=PNEUMA= (PNEU)= (um ar)

*E isso Significa que: O DEUS todo poderoso- ELE não pode ser contido, ou aprisionado, não pode ser controlado, ELE não pode ser visto, ELE não pode ser explicado, ELE não pode ser AGARRADO, ELE não pode ser manobrado ELE não pode ser manuseado, etc.

Repetindo: Deus não pode ser definido- Deus não pode ser explicado- Deus não pode ser contido, Deus não pode ser agarrado DEUS não pode ser manobrado DEUS não pode ser aconselhado.

Mas mesmo assim esse DEUS que se configura, tão imprevisível ele surpreende pessoas aqui na terra.

Abraão foi surpreendido por DEUS pelo ao menos por três vezes.

1- Gn-12:1-E Disse o senhor a Abraão, sai-te de tua terra; e da tua parentela, e da cassa de teu pai para a terra que eu te mostrarei, e far-te-ei uma grande nação.

 2-    Gn-12:7 -E apareceu o senhor a Abraão e disse: a tua semente te darei esta terra, e edificou ali um altar ao senhor que lhe aparecerá.

3-Gn- 17:1-Tendo, pois, Abraão a idade de noventa e nove anos, apareceu o senhor a Abraão, e disse-lhe: EU sou o DEU todo poderoso, anda na minha presença e ser perfeito.

4- Gn-18:2- Apareceu-lhe o senhor nos carvalhos de manrre, estando Abraão assentado a porta de tenda.

Agora observem as 5- atitude de ABRAÃO:

 1- Abraão inclinou-se em terra,2-, deu-lhes água para levar-lhes os pés,3- pediu-lhes para eles descansarem,4-trouxe-lhe pão para eles comerem,5-mandou preparar um churrasco e como acompanhamento trouxe manteiga e leite.

Dois tipos de amor!

Por parte de Deus, Observem!  O quanto DEUS conversou com Abraão! vemos nisso um amor envolvente, demonstrado nos muitos diálogos que DEUS toma a iniciativa para conversar com Abraão. Ninguém conversou tanto com Deus face a face nessa terra quanto Abraão.

Porque De muitos modos, Deus por várias vezes lhe apareceu e revelou a Sua vontade para abraão (Gênesis 15.1-21, 17.15-22, 18.1-33, 21.12-13 e 22.1-19), alguns por meio de diálogos tocantes, verdadeiras orações a um Deus presente como por muitas vezes presentemente,  de carne e osso.

E Um destes diálogos é uma verdadeira aula de intercessão, quando Abraão pede pelos justos de Sodoma e Gomorra, que não chegavam a dez, embora Abraão imaginasse que houvesse uns 50.

3. Estas duas formas divinas de agir são demonstrações de sua fidelidade permanente.

E O que Deus disse a Abraão que lhe faria, Deus fez em seu tempo e, sobretudo, nos tempos dos seus descendentes. A promessa de habitar a terra de Canaã alcançou a Abraão em vida e também na posteridade.

O amor a DEUS  e a FÉ DE ABRAÃO


Porque Com DEUS NÓS sempre, nos deparamos com uma atenção diligente, uma fé, não-exigente e uma obediência persistente.

Observe que Deus aparece a Abraão sempre de modo "natural", sem nada espetacular. Algumas vezes Ele aparecia em forma humana, mas Abraão sabia que estava diante de Deus. Desde a cidade natal de ABRAÃO Ur.

 Abraão está sempre atento à voz de Deus, por meio de manifestações extraordinárias e por meio de emissários humanos. Abraão não era displicente.

 Quando observamos a história, notamos que Abraão nada exige de Deus Mesmo quando intercede pelos moradores de Sodoma e Gomorra, ele o faz como alguém que pede, pronto para aceitar um "não" de Deus.

E A fé que Abraão tem se manifesta em seu gesto, tantas vezes repetido, de adorar a Deus, sobretudo edificando lhe altares:

*Observem a quantidade de altares que Abraão edifica a DEUS

1- O primeiro em Siquém (Gênesis 12.7),

 2-Depois em Betel (Gênesis 12.8)

3- Em Hebron (Gênesis 14.18)

 4-Em Berseba (Gênesis 21.33).

Isso Porque a Sua fé não exigia; sua fé confiava. Sua vida põe em relevo uma declaração do próprio Deus a Abraão: "Acaso para Deus há coisa demasiadamente difícil?" (Gênesis 18.14 -- ARA).

Agora aqui DEUS pega pesado com Abraão!

PORQUE entre as marcas do patriarca Abraão, uma grande característica é a sua obediência e persistência. Era algo absurdo Deus lhe pedir o filho em sacrifício (coisa que nunca pedira, para ninguém).

Muito embora fosse comum que o pedissem os outros deuses da região, mas, Abraão pensou assim: se Deus estava pedindo, ele obedeceria.

Porque para Abraão, se a instrução ela vinha de Deus, nunca era recebida como absurda; como no caso de Isaque, a confiança era total; por isto, a confiança era absoluta restrita e cumprida.

Deus ainda hoje age conosco do mesmo modo.

Porque eu peguei o exemplo de Abraão?

*Porque existe uma diferença gritante entre: Um homem de fé -E Homens  Religiosos.

*Porque quanto mais experiencias surpreendente nós tivermos com DEUS; maior será a nossa fé em DEUS.

*Porque Quanto menos experiencias surpreendentes nós tivermos com DEUS: menor será a nossa fé em DEUS.

Agora observem que experiencia marcante ABRAÃO teve com DEUS!

Genesis 14:1 a11- houve uma guerra de QUATRO reis contra cinco REIS e nessa guerra, LÓ que era o sobrinho de ABRAÃO e que nesse momento ele habitava em Sodoma- foi levado cativo como espólio de guerra.

Quando Abraão soube do acontecido juntou os seus servos e cerca de 318  valentes; todos homens disposto a guerrear em seu favor e se tornou um perseguidor para o inimigo, e nessa empreitado Abraão ( com a ajuda de DEUS)conseguiu derrotar os inimigos e libertar os cativos e também seu sobrinho LÓ, que estava nas mãos dos inimigos.

Agora observem isso! Depois da batalha de Abraão com os Reis, e que resultou na libertação do seu sobrinho LÓ.

A bíblia diz que Abraão foi ao encontro de MELQUIZEDEQUE-SACERDOTE do DEUS ALTÍSSIMO- que o abençoou com pão e vinho.

*A bíblia diz que melquizedeque era sacerdote do DEUS ALTÍSSIMO- E ERA REI DE SALEM.

Mas Salem significa PAZ!

Melquizedeque REI DA PAZ?  Isso é uma designação do próprio JESUS.  (oh gloria!).          

* JESUS É O PRINCIPE DA PAZ

Na epistola aos hebreus diz que melquizedeque abençoou Abraão.

Abraão teve pelo menos 4 ou cinco experiencia de conversar com o próprio Jesus, em uma TEOFANIA!

E você poderá ter também a oportunidade de conversar com o próprio jesus se você quiser ser um fiel escolhido dele! Oh gloria!

Ei meu irmão ei meu amigo-Mateus 25: diz: Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá
:
Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos a mim me fizeste.


EI! EI!-Às vezes DEUS usa circunstancias e ou pessoas; para que; você seja abençoadas através delas ou deles; portanto meus irmãos e irmãs, abençoe, doe, estenda as suas mãos, você pode  até ser testado por DEUS, a qualquer momento, em qualquer instante em qualquer circunstância, mas em nome de Jesus estenda as suas mãos.

PB- Isaak bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário