DEUS quer você
OBSERVE: O Calvinismo e o Arminianismo são dois sistemas teológicos que tentam explicar a relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à salvação.
# O Calvinismo recebeu este nome por causa de
John Calvin (João Calvino), teólogo francês que viveu de 1509 a 1564.
# O
Arminianismo recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, teólogo holandês
que viveu de 1560 a 1609.
OS DOIS SISTEMAS RESUMIDOS EM CINCO PONTOS CADA
1º-OS cincos pontos do CALVINISMO
OS DOIS SISTEMAS RESUMIDOS EM CINCO PONTOS CADA
1º-OS cincos pontos do CALVINISMO
1- O Calvinismo defende a “depravação total”, -Segundo
a “depravação total”, cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado,
e por isso, os seres humanos são incapazes de vir a Deus por iniciativa
própria.
2-O Calvinismo defende a “eleição
incondicional”, A “eleição incondicional” afirma que Deus elege pessoas
para a salvação baseado inteiramente em Sua vontade, e não em nada que seja
inerente à pessoa.
3-O Calvinismo defende a “expiação limitada”, A
“expiação limitada” é a crença de que Jesus morreu apenas pelos eleitos.
4-O Calvinismo defende a “graça irresistível” A “graça irresistível” defende que quando Deus chama alguém para a salvação,
esta pessoa inevitavelmente virá para a salvação.
5-O Calvinismo defende a “perseverança dos
santos”, A “perseverança dos santos” se refere ao conceito de que a pessoa
que é eleita por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se
desviar Dele.
2º-OS cincos pontos dos ARMENIANOS
1- O Arminianismo defende a “depravação
parcial”. “A depravação parcial” defende que cada aspecto da humanidade está
contaminado pelo pecado, mas não ao ponto de fazer com que os homens sejam
incapazes de colocar sua fé em Deus por
iniciativa própria.
2- O Arminianismo defende a “eleição condicional”. “A eleição condicional” afirma que Deus elege pessoas para a salvação TAMBÉM; MAS baseado em sua pré-ciência de quem crerá em Cristo para a salvação.
3 – O Arminianismo defende a “expiação ilimitada”.E Este, dos cinco pontos, é o mais polêmico. “A expiação ilimitada” é a crença de que Jesus morreu por todos, mas que Sua morte NÃO tem efeito enquanto a pessoa não crê.
4 – O Arminianismo,defende a “graça resistível”. -“A graça resistível” afirma que Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam O chamado de JESUS.
5 O Arminianismo defende a “salvação condicional”. “A salvação condicional” é a visão de que um crente em Cristo pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a salvação.
2- O Arminianismo defende a “eleição condicional”. “A eleição condicional” afirma que Deus elege pessoas para a salvação TAMBÉM; MAS baseado em sua pré-ciência de quem crerá em Cristo para a salvação.
3 – O Arminianismo defende a “expiação ilimitada”.E Este, dos cinco pontos, é o mais polêmico. “A expiação ilimitada” é a crença de que Jesus morreu por todos, mas que Sua morte NÃO tem efeito enquanto a pessoa não crê.
4 – O Arminianismo,defende a “graça resistível”. -“A graça resistível” afirma que Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam O chamado de JESUS.
5 O Arminianismo defende a “salvação condicional”. “A salvação condicional” é a visão de que um crente em Cristo pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a salvação.
Agora eu te pergunto quem
esta CERTO?
É COMPLICADO?
ENTÃO; quem está correto?, Neste debate entre Calvinismo e Arminianismo?
É COMPLICADO?
ENTÃO; quem está correto?, Neste debate entre Calvinismo e Arminianismo?
É interessante notar que na diversidade do Corpo de Cristo,(na igreja) há toda a sorte
de mistura de Calvinismo e Arminianismo.
Também Há quem apoie os cinco pontos do
Calvinismo e os cinco pontos do Arminianismo, e ao mesmo tempo, há quem apoie
apenas três pontos do Calvinismo e dois pontos do Arminianismo, e visse e verso.
E Muitos crentes chegam a um tipo de mistura
das duas visões.mas e daí
PORQUE Quem tem a oportunidade e a curiosidade de
Observar os dois sistemas
Verá que é muito difícil e talvez até impossível
de se ter uma certeza absoluta de quem tem a razão.
Na realidade os dois sistemas falham por tentar
explicar o inexplicável.(PORQUE ISSO É COISA DE DEUS).
QUEM estuda a BÍBLIA sabe muito bem que existem
centenas de textos BÍBLICOS que apoiam os dois sistemas. (ISSO É FATO)
E nós Os seres humanos, Somos incapazes de
compreender totalmente um conceito como este. Porque SOMENTE Deus é
absolutamente soberano, e DEUS; de tudo
sabe.NÃO É!
E Afinal de contas os dois sistemas são somente
conceitos humanos.(Isso é fato)
E nós; os seres humanos somos chamados a fazermos
uma decisão, que é colocar NOSSA fé em Cristo Jesus para a salvação.
Afinal de contas,Estes dois Conceitos parecem
contraditórios para nós, mas na mente de Deus, fazem completo sentido. tenho certeza disso.
O QUE CAUSA INTERROGAÇÃO É QUE NA MESMA BÍBLIA DE AMBOS OS SISTEMAS EXISTEM CENTENAS DE VERSÍCULOS E TEXTOS QUE APOIAM OS DOIS SISTEMAS
O QUE CAUSA INTERROGAÇÃO É QUE NA MESMA BÍBLIA DE AMBOS OS SISTEMAS EXISTEM CENTENAS DE VERSÍCULOS E TEXTOS QUE APOIAM OS DOIS SISTEMAS
Observe A TABELA COMPARATIVA ENTRE OS
DOIS SISTEMAS TEOLÓGICOS
ARMINIANISMO
|
CALVINISMO
|
1-Livre-Arbítrio ou Escolha Humana
|
1-Incapacidade ou Depravação
Total
|
Embora a queda de Adão tenha
afetado seriamente a natureza humana, as pessoas não ficaram num estado de
total incapacidade espiritual. Todo pecador pode arrepender-se e crer, por
livre-arbítrio, cujo uso determinará seu destino eterno. O pecador precisa da
ajuda do Espírito, e só é regenerado depois de crer, porque o exercício da fé
é a participação humana no novo nascimento. (Is 55:7; Mt 25:41-46; Mc
9:47-48; Rm 14:10-12; 2Co 5:10)
|
O homem natural não pode sequer
apreciar as coisas de Deus. Menos ainda salvar-se. Ele é cego, surdo, mudo,
impotente, leproso espiritual, morto em seu pecado, insensível à graça comum.
Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e fazendo-o
ressuscitar espiritualmente, o homem natural continuará morto
eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18; 1Co 2:14; Ef
1:3-12; Cl 2:11-13)
|
2-Eleição Condicional
|
2-Eleição Incondicional
|
Deus escolheu as pessoas para a
salvação, antes da fundação do mundo, baseado em Sua presciência. Ele previu
quem aceitaria livremente a salvação e predestinou os salvos. A salvação
ocorre quando o pecador escolhe a Cristo; não é Deus quem escolhe o pecador.
O pecador deve exercer sua própria fé, para crer em Cristo e ser salvo. Os
que se perdem, perdem-se por livre escolha: não quiseram crer em Cristo,
rejeitaram a graça auxiliadora de Deus.
(Dt 30:19; Jo 5:40; 8:24; Ef 1:5-6, 12; 2:10; Tg 1:14; 1Pe 1:2; Ap 3:20; 22:17) |
Deus elegeu alguns para a
salvação em Cristo, reprovando os demais. Aos eleitos Deus manifesta a Sua
misericórdia e aos reprovados a Sua justiça. Deus não tem a obrigação de
salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos. Resolveu soberanamente salvar
alguns homens (reprovando todos os demais) e torná-los filhos adotivos quando
eram filhos das trevas. Teve misericórdia de algumas criaturas, e deixou as
demais (inclusive os demônios) entregues às suas próprias paixões
pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus. A fé, como a
salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus. (Ml 1:2-3; Jo
6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33; 9:16; 11:5-7; Ef 1:4-5;
2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4)
|
3-Redenção Universal ou
Expiação Geral
|
3-Redenção Particular ou
Expiação Ltda.
|
O sacrifício de Cristo torna
possível a toda e qualquer pessoa salvar-se pela fé, mas não assegura a
salvação de ninguém. Só os que creem nele, e todos os que creem, serão
salvos. (Jo 3:16; 12:32; 17:21; 1Jo 2:2; 1Co 15:22; 1Tm 2:3-4; Hb
2:9; 2Pe 3:9; 1Jo 2:2)
|
Segundo Agostinho: a graça de
Deus é “suficiente para todos, eficiente para os eleitos”. Cristo foi
sacrificado para redimir Seu povo, não para tentar redimi-lo. Ele abriu a
porta da salvação para todos, porém, só os eleitos querem entrar, e efetivamente
entram. (Jo 17:6,9,10; At 20:28; Ef 5:15; Tt 3:5)
|
4-Pode-se Efetivamente Resistir
ao Espírito Santo
|
4-A Vocação Eficaz do Espírito
ou Graça Irresistível |
Deus faz tudo o que pode para
salvar os pecadores. Estes, porém, sendo livres, podem resistir aos apelos da
graça. Se o pecador não reagir positivamente, o Espírito não pode conceder
vida. Portanto, a graça de Deus não é infalível nem irresistível. O homem
pode frustrar a vontade de Deus para sua salvação.
(Lc 18:23; 19:41-42; Ef 4:30; 1Ts 5:19) |
Embora os homens possam
resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível: acaba convencendo o
pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova vida, e
santificando-o. O Espírito Santo realiza isto sem coação. Deus age e o crente
reage, livremente. Quem se perde tem consciência de que está livremente
rejeitando a salvação. Alguns escarnecem de Deus, outros se enfurecem, outros
adiam a decisão, outros demonstram total indiferença para as coisas sagradas.
Todos, porém, agem livremente. (Jr 3:3; 5:24; 24:7; Ez 11:19; 20;
36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl 2:13; Hb 12:2)
|
DECAIR DA GRAÇA
|
PERSEVERANÇA DOS SANTOS
|
Embora o pecador tenha exercido
fé, crido em Cristo e nascido de novo para crescer na santificação, ele
poderá cair da graça. Só quem perseverar até o fim é que será salvo. (Lc
21:36; Gl 5:4; Hb 6:6; 10:26-27; 2Pe 2:20-22)
|
Alguns preferem dizer
“perseverança do Salvador”. Nada há no homem que o habilite a perseverar na
obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente,
exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente. Quando ímpio,
estava morto em pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor,
e a graça salvífica de Deus infundiu-lhe fé em para crer em Cristo e obedecer
a Deus. Se todo o processo de salvação é obra de Deus, o homem não pode
perdê-la! Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha a
perder sua salvação. Poderá até pecar e morrer fisicamente (1Co 5:1-5). Os
apóstatas nunca nasceram de novo, jamais se converteram. (Is 54:10;
Jo 6:51; Rm 5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp 1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25)
|
Como todos podem ver os dois sistemas :ARMENIANO E CALVINISTA
Ambos tem embasamentos Bíblicos suficientes para provarem e aprovarem
suas teses sobre a salvação.
Esta reflexão está mostrando que os dois maiores sistemas TEOLÓGICOS BÍBLICOS designado como ARMENIANO X CALVINISTA- estão todos os dois corretos - porque estão apoiados e sedimentados pela BÍBLIA sagrada e não existe perigos nenhum em alguém "seguir um ou outro sistema" porque quem vai decidir se um ou outro estão errado é DEUS! não é nenhum ser humano(nem mesmo você) .
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